Grupo de Estudos de Humanidades e Humanização em Saúde - 2013a

O Drama da Liberdade Humana na esfera das Humanidades: 5º Ciclo de Encontros do GRUPO DE ESTUDOS DE HUMANIDADES E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - 2013

Nível: Pós-Graduação
Público Alvo: Alunos de todos os programas da Unifesp.
Professor Responsável: Dante Marcello Claramonte Gallian (Diretor do CeHFi)
Professora Convidada: Jacqueline Sakamoto (Pesquisadora do CeHFi e Doutoranda da Saúde Coletiva- EPM-UNIFESP)
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)
Período: de 07 de março a 27 de junho de 2013
Horário: 5ªs feiras – 10h às 12h
Local: Será indicado posteriormente
Carga Horária Didática: 32 hs
Carga Horária Atividades: 43 hs
Créditos: 5

Inscrições: por e-mail para secretaria do CeHFi para D. Mercedes:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Objetivo Geral:

Promover sistematicamente a investigação, discussão e reflexão sobre a desumanização, compreendida como fenômeno “patológico” relacionado à Modernidade, decorrente de fundamentos antropológicos do humanismo da perfectibilidade, em sua perspectiva racionalista e cientificista excessiva. Neste semestre a discussão será realizada num trânsito entre Literatura, Estética e Ética enfatizando a importância da moral decorrente da experiência e do afeto que foi altamente desqualificada pelas utopias tecnificistas hegemônicas.

Metodologia:

Seminários de discussão de textos pré-definidos

Avaliação:

Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre a experiência do Grupo de Estudos e comentários a respeito dos livros lidos. O certificado de presença e conceito será emitido pelo CeHFi, podendo ser apresentado à Pró-reitoria de pós-graduação para reconhecimento e atribuição de créditos.

Capítulos das obras na ordem em que serão discutidos (deverão estar previamente lidos):

1- KAFKA, Franz. A Construção. In: Um Artista da Fome e a Construção. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995, pp. 63-106.

2- GRAY, John. Como as coisas são. In: A Anatomia de John Gray. Rio de Janeiro: Record, 2011, pp. 455-459.

3- DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Mikháilovitch. Dois Suicidios/ A Sentença. In: Diário de um Escritor: seleção. Trad. E. Jacy Monteiro. Rio de Janeiro: Ediouro, [1985], pp. 102-105.

4- CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Record, 2004, pp. 7-76.

5- DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Mikháilovitch. O Grande Inquisidor. In: Os Irmãos Karamazov. São Paulo: Editora 34, 2008, pp. 341-366.

6- SIMMEL, Georg. Introdução/ O Indivíduo e a Liberdade/ O Paradigma Estético (a Sociologia como Arte). In: Simmel e a Modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005, pp. 9-20; 107-115; 235-247.

7- BERLIN, Isaiah, Sir. Da Esperança e do Medo Libertados/ Dois Conceitos de Liberdade. In: Estudos sobre a Humanidade: uma antologia de ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, pp. 131-158; 226-272.

8- RODRIGUES, Nélson. A Nudez mais humilhada e mais ofendida. In: O Reacionário: memórias e confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2008, pp. 653-657.

9- NISBET, Robert. Introdução/ O Progresso sob Ataque. In: História da Idéia de Progresso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985, 15-21; 322-355.

10- RODRIGUES, Nelson. Tempo de Papelotes. In: A Cabra Vadia: novas confissões. Rio de Janeiro: Agir, 2007, pp. 94-97.

11- OAKESHOTT, Michael. Las Masas en la Democracia Representativa. In: El Racionalismo en la Política y otros ensayos. México: Fondo de Cultura Económica, 2000, pp. 337-354.

12- FREUD, Sigmund. O Mal Estar na Civilização. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997.

Leitura complementar: BERDIAEFF, Nicolau. Uma Nova Idade Média: reflexões sobre o destino da Rússia e da Europa. Trad. Tasso da Silveira. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1936.

* todos os textos serão disponibilizados para xerox a partir de fevereiro de 2013.

** novos textos poderão ser inseridos na bibliografia ao longo do semestre.

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532