A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades... - Bittar, Gallian, Sousa

Artigo publicado na Revista Interface (UNESP Botucatu), v.17, n.44, jan./mar.2013.
Por: Yuri Bittar, Maria Sharmila Alina de Sousa e Dante Marcello Claramonte Gallian
Link para revista: http://www3.fmb.unesp.br/interface/det_edicao.php?edicao=49&lg=pt

O presente estudo tem como objeto o Laboratório de Humanidades (LabHum) do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Unifesp. Nosso objetivo foi analisar de que forma esta atividade formativa, fundamentada na experiência estética e reflexiva provocada pela leitura de clássicos da literatura, atua e impacta em estudantes e profissionais da área da Saúde, buscando promover a formação humanística e a humanização no âmbito da Saúde. Partindo de uma metodologia qualitativa, baseada na observação participante e na história oral de vida dos Participantes, procurou-se avaliar e compreender como uma atividade formativa baseada nas humanidades pode ser proposta como um caminho de humanização em Saúde. Os resultados apontam a eficácia desta abordagem, na medida em que a experiência estética promovida pela leitura dos clássicos afeta os participantes do LabHum, gerando um movimento de reflexão que redunda em mudanças no âmbito profissional e pessoal.

Palavras-chave: humanização; humanidades; literatura; ensino em saúde; universidade

Mais:

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532