Palestra Síndrome do Esgotamento Profissional ou Burnout - Uma visão humanista, por Luis Guillermo Jiménez Vielma

AVISO: PALESTRA CANCELADA - Por problemas de "força Maior" a palestra sobre Síndrome de Burnout com Prof. Dr. Luis Jimenez da Venezuela, que ocorreria no dia 11 de Novembro infelizmente foi cancelada. Pedimos desculpas pelo ocorrido, contando com a compreensão de todos agradecemos.

Palestra ministrada por Luis Guillermo Jiménez Vielma: Médico na Universidad de Los Andes (Caracas-Venezuela) e pesquisador independente

Pré-evento do IV Colóquio Internacional de Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde

11 de novembro de 2015 - 10hs
Local: R. Botucatu, 740, Anf. 2 do 1º Andar (Edif. Otávio de Carvalho - Administração do Campus São Paulo)

Sobre o tema:

Síndrome do Esgotamento Profissional ou Burnout - Uma visão humanista

A síndrome do esgotamento profissional ou Burnout, significa estar ou sensação de queimado, sobrecarregado, exausto. Desde a sua nomeação no final dos anos 70, atraiu um número considerável de cientistas para estudar e desenvolver condições que permitam a sua compreensão clara e concisa.

Esta síndrome tem três componentes essenciais: exaustão emocional, despersonalização e falta de realização profissional. Ela geralmente afeta pessoas com grandes profissionais de intervenção social que ajudam os outros, pois eles são médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, professores, polícia, acadêmicos e outros. Esta condição é um fator na redução da qualidade da assistência ao paciente ea falta de compromisso na prática médica.

Os sinais e sintomas que podem ser observados no Burnout tem raiva, vazamento ou anulação, vícios, alterações de personalidade, culpa e auto-imolação, excesso de trabalho, comportamento de risco, sentindo sobrecarregado com a decepção, a auto-abandono, perda de memória e desorganização, podem ser distúrbios do sono.

Como fenômeno  a necessidade de medir e quantificar, tornou-se imediatamente, permitindo assim o surgimento do Maslach Burnout Inventory de 1986, MBI, que é uma ferramenta para medir o grau de envolvimento da pessoa, depois de ter correcção segundo o caso.

O objetivo deste trabalho científico e humanístico é abordar a necessidade de aumentar a consciência como indivíduos das ciências da saúde, desenvolver uma situação com tantas implicações humanos como qualquer um de seus pacientes que procuram os seus serviços, pode ser ainda pior remediar a doença, humanidades nos dar uma experiência extraordinária em reconhecer e contar nossas experiências, essenciais para compreender a situação que você tem em chave da frente.

Na década de 90 o declarado pela UNESCO como a era da mente, observamos que novas teorias psicológicas como a inteligência emocional, inteligência social que eles têm cavidade em busca de compreensão das capacidades mentais individuais e coletivas, como útil na resolução problemas do homem em diferentes aspectos, síndrome de exaustão pode se beneficiar dessa nova onda de pesquisas, é claro que, se.

Nosso cérebro tem dois racionais, lógicos e matemáticos habilidades dividindo espaço com qualidades humanistas tais como a pintura, a música e as artes, juntamente com outros recursos que antes eram difíceis de classificar. Agora Neuroscience nas fronteiras da fisiologia e psicologia fornecer luzes no leste que está se tornando mais clara, uma arquitetura brilhante que nos dão luz para entender essa condição e evitar o cansaço.

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 / 55-11-5084-8582