I Congresso Internacional "Pessoa e Comunidade: fenomenologia, psicologia e teologia" e III Colóquio Internacional de Humanidades

III Colóquio Internacional de Humanidades (UNIFESP)
e
I Congresso Internacional "Pessoa e Comunidade: fenomenologia, psicologia e teologia" (USP)
De 22 a 24/9/2014

Arquivos úteis:

Detalhes do evento:

III Colóquio Internacional de Humanidades (UNIFESP)

O Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – CeHFi, da UNIFESP, convida para o III Colóquio Internacional Humanidades e Humanização em Saúde!

A temática da humanização tem se apresentando de forma cada vez mais candente no universo das práticas e dos fundamentos teóricos na área da saúde, suscitando reflexões, projetos, propostas, culminando inclusive em programas e políticas de humanização de âmbito governamental.

Procurando investigar os fundamentos teóricos desta temática, assim como avaliar a eficácia de uma proposta de humanização na saúde através da experiência das humanidades, concebeu-se a linha de pesquisa “Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde", que vem suscitando dezenas de projetos vinculados e permitindo o desenvolvimento de uma rede internacional de investigação.

O III Colóquio Internacional Humanidades e Humanização em Saúde tem como objetivo consolidar os desdobramentos que a pesquisa sobre o tema vem promovendo, assim como possibilitar uma ampliação dessa discussão, apontando para a necessidade de uma discussão mais profunda do ponto de vista teórico e para a divulgação de novas perspectivas de humanização em saúde através da experiência com as humanidades.

De 22 a 24/9/2014

O Laboratório Prosopon do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP busca agregar pesquisas que visam repensar a clínica psicológica, reposicionando-a a partir da compreensão da Pessoa Humana, por meio de seu ethos, abordado a partir de seu vértice ontológico. Essa vertente inclui o diálogo interdisciplinar entre a clínica, a filosofia e a teologia, privilegiando autores que se debruçaram sobre a questão da pessoalidade do ser humano e sua fragmentação a partir da modernidade.

A noção de pessoa foi definida com precisão nos primeiros séculos do cristianismo, na teologia dos capadócios. Nela a pessoa é abordada como ser de liberdade e relacional, que se apresenta de um modo singular, sem que seja possível sua objetificação – alteridade resistente ao domínio cognitivo. O termo pessoa contempla o ser humano em sua dignidade, que como ser de ação constitui sentidos, funda mundos, encontrando sua atualização na relação com o outro, em meio à vida comunitária.

A Pessoa Humana demanda ser abordada em sua complexidade, sem ser reduzida a coisa ou a um conceito, de modo que seu gesto possa emergir em meio à vida privada e pública como ação pessoal e política. Esta perspectiva torna-se fundamental na abordagem da situação clínica na atualidade, quando a condição humana é posta em questão por meio da hipertrofia do horizonte tecnológico que ameaça a dignidade e a existência humana.

Deste modo, este congresso tem como objetivo abordar a pessoa e a comunidade em um diálogo interdisciplinar entre a fenomenologia, psicologia e teologia, que articule experiências e vivências clínicas da Pessoa Humana, considerada em seu ethos.

Conferências Internacionais
Profa. Angela Ales Bello - PUL/ Roma| Profa. Florinda Martins - Universidade Católica Portuguesa - Porto | Prof. Jean-Marie Barthélémy - Universidade de Savoie - França

Apoio: FAPESP, CAPES, CNPq, Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon (USP) e Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - Cehfi - UNIFESP

Presenças Confirmadas
Prof. Andrés Antúnez - USP, Prof. Adriano Holanda - UFPR, Profa. Clélia Peretti - PUCPR, Prof. Cristiano Barreira - USP/RP, Prof. Gilberto Safra - USP, Profa. Jacinta Turolo Garcia - USC, Dr. José Alberto Cotta - PD FAPESP USP, Prof. Juvenal Salvian - UNIFESP, Profa. Karin Wondracek - EST, Prof. Marcio Fernandes - PUCPR, Profa Marina Massimi - USPRP, Dra. Maristela Vendramel Ferreira - PNPD CAPES USP, Prof. Miguel Mahfoud - UFMG, Prof. Rudolf von Sinner - EST, Prof. Tommy Akira Goto - UFU. Prof. Dante Gallian (UNIFESP), Prof Rafael Ruiz (UNIFESP)

Valor: a R$ 30,00
Faça sua inscrição no link http://goo.gl/dHv0YR
Conta para depósito: I nstituto de Psicologia da USP | Banco do Brasil | Agência 7009-2 | Conta 130243-4 | CNPJ 63025530/001 0 -3

Discentes do Instituto de Psicologia da USP e da UNIFESP:
Inscrição gratuita | http://goo.gl/eqi7I2

Local:
Rua Botucatú, 862, 2º andar (verificar anfiteatro)

Horário:

Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532