CeHFi: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde

Final feliz e a vida trágica em O Idiota, de Dostoiévski

A princípio a ideia de discutir um livro num grupo, como um clube do livro, parecia muito interessante. Fui apresentada nesta disciplina à literatura Russa. Bom, o primeiro contato, não me parecia muito agradável, os nomes eram terríveis de se pronunciar, ligar o apelido a personagem era uma dificuldade, lembrar de cada um e se era do bem ou do mal. Tudo muito novo. Mas será que somos do bem ou do mal? As discussões foram proveitosas para desarrumar tudo que parecia organizado nos meus conceitos, vários conflitos gerados, no princípio nenhuma conclusão ou resposta encontrada. Pensei comigo, eu já era confusa, agora então …!

Leia mais...
 

Laboratório de Humanidades 2018/2º semestre

LABORATÓRIO DE HUMANIDADES XIII

Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (2º semestre de 2018)

Tema: Escolhas, decisões e Humanização

(Livros: Fahrenheit 451, de Ray Bradbury + A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstói)

Disciplina Eletiva para os Programas de Pós Graduação da UNIFESP (Campus São Paulo)

Leia mais...
 

2018 - BENEDETTO e GALLIAN. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde

Um enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética.

Leia mais...
 

Conferência da Prof. PhD Rita Charon no V Colóquio Internacional de Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde

Medical Narratives: History and Perspectives - Prof. PhD Rita Charon – Columbia University (NY – EUA)

Assista clicando na imagem abaixo:

Leia mais...
 


Página 1 de 4


Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Ministério da Educação

Rua Loefgreen 2032, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Fones: 55-11-55764848 ramal 2533 ou 2532