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Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Medicina
UNIFESP/EPM
Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI

Diretor:
Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian
Pesquisadores:
Dr. Valdir Reginato
Dr. Afonso Carlos Neves
Drª. Fabíola Holanda
Nádia Vieira
Maria Auxiliadora C. de Benedetto

GRUPO DE ESTUDOS
HUMANIDADES E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE:
2º Ciclo de Encontros de Estudo e Discussão

Nível: Pós-Graduação
Público Alvo: Alunos de todos os programas da Unifesp.
Professor Responsável: Dante Marcello Claramonte Gallian (Diretor do CeHFi)
Professora Convidada: Jacqueline Sakamoto (Pesquisadora do CeHFi e Doutoranda da Saúde Coletiva- EPM-UNIFESP)
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi)
Período: de 11 de agosto a 24 de novembro
Horário: 5ªs feiras – 10h às 12h

Local: Anfiteatro 01, da PROGRAD, rua Botucatu, 740 – 1º. andar

Carga Horária Didática: 32 hs

Carga Horária Atividades: 28 hs

Créditos: 5

Inscrições: Secretaria do CeHFi. Botucatu 720. Fone: 5576-4258 (falar com Mercedes) mon.cehfi@epm.br

Objetivo Geral:

Promover a investigação, discussão e reflexão sobre a desumanização, compreendida como fenômeno “patológico” relacionado à Modernidade, decorrente de fundamentos antropológicos do humanismo da perfectibilidade, e relacionado a isto, sua perspectiva cientificista e tecnicista hegemônica. Neste semestre a discussão será dividida em quatro eixos: I. Colocando o Problema das Patologias da Modernidade: O Mito do Homem Artificial. II. Humanidades e Formação Humanística. III. Filosofia Moral e Condição Humana e IV. As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades (Projeto FAPESP)

Metodologia:
Seminários de discussão de textos pré-definidos

Avaliação:

Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre a experiência do Grupo de Estudos e comentários a respeito dos livros lidos. O certificado de presença e conceito será emitido pelo CeHFi, podendo ser apresentado à Pró-reitoria de pós-graduação para reconhecimento e atribuição de créditos.

Capítulos das obras na ordem em que serão discutidos (deverão estar previamente lidos):

I. Colocando o Problema das Patologias da Modernidade: O Mito do Homem Artificial.

1- SHATTUCK, Roger. Prefácio e O Outro lado da Curiosidade. In: ______ Conhecimento Proibido: de Prometeu à Pornografia . São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 15-58.

* Leitura complementar: SHATTUCK, Roger. A Explosão do Conhecimento: Ciência e Tecnologia. In: ______ Conhecimento Proibido: de Prometeu à Pornografia . São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 173-224.

2- VEGA RODRIGUEZ, Pilar. Qué extraña es la Sabiduria. In: Frankensteiniana: La Tragédia Del Hombre Artificial. Madrid: Tecnos/Alianza, 2002. pp. 213-246.

* Leitura complementar: VEGA RODRIGUEZ, Pilar. El Moderno Prometeo. In: Frankensteiniana: La Tragédia Del Hombre Artificial. Madrid: Tecnos/Alianza, 2002. pp. 137-169.

II. Humanidades e Formação Humanística

3- COELHO, Teixeira. A Cultura como Experiência. In: JANINE RIBEIRO, Renato. Humanidades: um novo curso na USP. São Paulo: EDUSP, 2001. pp.65-101.

* Leitura complementar: JANINE RIBEIRO,  Renato. Apresentação. In: ______ Humanidades: um novo curso na USP. São Paulo: EDUSP, 2001. pp.11-36.

4- JAEGER, Werner. Lugar dos Gregos na História da Educação/ Nobreza e Areté. In: ______ Paidéia: a Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001. pp. 3-20; 23-36.

5- JAEGER, Werner. O Banquete: Eros. In: ______ Paidéia: a Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001. pp. 718-748.

6- DELUMEAU, Jean. A Promoção do Ocidente/ Indivíduo e Liberdade/ A Criança e a Instrução/ A Educação, a Mulher e o Humanismo. In: ______ A Civilização do Renascimento. Lisboa: Edições 70, 2004. pp. 9-14; 317-378.

7- COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

* Leitura complementar: CALVINO, Ítalo. Por que ler os Clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. pp. 9-16.

III. Filosofia Moral e Condição Humana

8- CAILLÉ, Alain; LAZZERI, Christian; SENELLART, Michel (Orgs.). História Argumentada da Filosofia Moral e Política: a Felicidade e o Útil. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004. pp. 15-43.

9- OAKESHOTT, Michael. Sobre la Condición Humana: La Torre de Babel/ La Voz de la Poesia en la Conversación de la Humanidade. In: ______ El Racionalismo en la Política. México: Fondo de Cultura Econômica, 2000. pp. 426-493.

IV. Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades (Projeto FAPESP)

10- CLARAMONTE GALLIAN, Dante Marcello; PONDÉ, Luiz Felipe; RUIZ, Rafael. Humanismos, Humanidades e Humanização: problematização de conceitos e práticas no contexto da Saúde no Brasil. (mimeo)

11- CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Record, 2004. pp. 135-141.

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