Home Entrevistas - Histórias de vida
Entrevistas

O Banco de Memórias e Histórias de Vida da EPM/UNIFESP é desenvolvido pelo Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – CeHFi.

Desdobramento do projeto “75X75 EPM/Unifesp” – o qual compõe o  seu “depósito” inicial - o BMHV é uma iniciativa de caráter dinâmico e permanente. Procura registrar e disponibilizar o maior número possível de memórias e histórias de vida de todos que, de alguma forma, participaram em algum momento de suas vidas da história da EPM/Unifesp, seja enquanto aluno, professor, funcionário, vizinho, colaborador, ou simples “amigo”. O BMHV procura abarcar e está aberto à colaboração de todos, abrangendo também a saúde no Brasil

Direcionado ao público epemista e aos interessados na área da saúde, enquanto promotor e facilitador de sua memória institucional, o BMHV apresenta-se, fundamentalmente, como um importante acervo à disposição do pesquisador especializado e contribui de maneira indiscutível para a memória e a história da saúde em São Paulo e no Brasil. 

  • Projeto 75x75   ( 76 Artigos )

    “Às vezes se esquece que as instituições são feitas da vida das pessoas”. 

    Esta frase, dita por um antigo aluno e professor da Escola Paulista de Medicina/Unifesp numa entrevista de História Oral de Vida para o projeto “75X75: 75 histórias de vida para contar os 75 anos da EPM/Unifesp”, é a que inspira e ao mesmo tempo sintetiza o espírito do Banco de Memórias e Histórias de Vida da EPM/Unifesp. 

    Leia o projeto 75x75

     

     

  • Um Laboratório para a Humanização em Saúde   ( 10 Artigos )
    O LABORATÓRIO DE HUMANIDADES E A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO

    Dissertação de Yuri Bittar apresentada à Universidade Federal de São Paulo para obtenção do título de Mestre Profissional em Ensino em Ciências da Saúde. Este é o primeiro projeto sobre o Laboratório de Humanidades a ser concluído, e foi desenvolvido pelo CEDESS - Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, com banca defendida e aprovada em novembro de 2011.
     
    Este é também o primeiro trabalho a ser concluído dentro do Projeto de Pesquisa (FAPESP) As Patologias da Modernidade e os Remédios das Humanidades, coordenado pelos Professores Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian, Dr. Luiz Felipe Pondé e Dr. Rafael Ruiz, em convênio com o King's College London

    Conheça o trabalho: 
  • Acupuntura em São Paulo   ( 1 Artigos )

    A acupuntura é uma modalidade de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que visa à terapia das doenças e desarmonias pela aplicação de estímulos em locais anatômicos definidos. O presente estudo objetivou explorar as diversas fases que a acupuntura atravessou até sua aceitação no meio médico e inserção no Sistema Único de Saúde no Município de São Paulo, tomando como base as experiências de vida dos profissionais praticantes desta técnica. 

    Veja a dissertação na íntegra. 

 

Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Medicina
UNIFESP/EPM
Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI

Rua Botucatu, 740 - Vila Clementino - São Paulo - SP - Brasil - Cep : 04023-900
Tel./Fax: (011) 5576-4258 e 5549-7584

Apoio: