Home
Banco de Memória e Histórias de Vida da EPM/UNIFESP
Sobre o Banco PDF Imprimir E-mail
O Projeto BMHV

“Às vezes se esquece que as instituições são feitas da vida das pessoas”.
Esta frase, dita por um antigo aluno e professor da Escola Paulista de Medicina/Unifesp numa entrevista de História Oral de Vida para o projeto “75X75: 75 histórias de vida para contar os 75 anos da EPM/Unifesp”, é a que inspira e ao mesmo tempo sintetiza o espírito do Banco de Memórias e Histórias de Vida da EPM/Unifesp. Partindo da crença de que a história de uma instituição se constrói, principalmente, da trama das diversas histórias de vida das pessoas que viveram e vivem nela e por ela, este projeto visa promover a coleta, organização e disponibilização dessas histórias e memórias que, muitas vezes, tendem, com a passagem do tempo e do esquecimento, a desaparecer.

Desdobramento do projeto “75X75 EPM/Unifesp” – o qual compõe o  seu “depósito” inicial - o BMHV é uma iniciativa de caráter dinâmico e permanente. Procura registrar e disponibilizar o maior número possível de memórias e histórias de vida de todos que, de alguma forma, participaram em algum momento de suas vidas da história da EPM/Unifesp, seja enquanto aluno, professor, funcionário, vizinho, colaborador, ou simples “amigo”. Dando, num primeiro momento, prioridade às gerações mais antigas, o BMHV procura abarcar e está aberto à colaboração de todos.
Direcionado ao público epemista, enquanto promotor e facilitador de sua memória institucional, o BMHV apresenta-se, fundamentalmente, como um importante acervo à disposição do pesquisador especializado e contribui de maneira indiscutível para a memória e a história da saúde em São Paulo e no Brasil.

Leia mais...
 
O que é História Oral de Vida? PDF Imprimir E-mail
O Projeto BMHV

O projeto que originou a criação do Banco de Memórias e Histórias de Vida da EPM/UNIFESP se baseou na concepção de História oral proposta por Meihy & Holanda (2008), entendendo-a como “um conjunto de procedimentos que se iniciam com a elaboração de um projeto e que continuam com o estabelecimento de um grupo de pessoas a serem entrevistadas. O projeto prevê: planejamento da condução das gravações com definição de locais, tempo de duração e demais fatores ambientais; transcrição e estabelecimento de textos; conferência do produto escrito; autorização para o uso; arquivamento e, sempre que possível, a publicação dos resultados que devem, em primeiro lugar, voltar ao grupo que gerou as entrevistas”

Leia mais...
 
 

Universidade Federal de São Paulo
Escola Paulista de Medicina
UNIFESP/EPM
Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde - CEHFI

Rua Botucatu, 740 - Vila Clementino - São Paulo - SP - Brasil - Cep : 04023-900
Tel./Fax: (011) 5576-4258 e 5549-7584

Apoio: