Disciplinas
1. UNIDADE CURRICULAR: EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
(Grupo: 1.992 I – obrigatória para todos os estudantes da 2ª. Série do Curso de Graduação em Medicina)
Professor responsável: Profa. Dra. Irani Ferreira da Silva Gerab
Objetivo Geral
- Compreender princípios e estratégias dos processos de educação e comunicação do médico com o paciente, com a equipe de trabalhadores da saúde e com as comunidades atendidas.
Objetivos Específicos
- Conhecer os fundamentos conceituais da educação e da comunicação aplicáveis às ações de cuidado e promoção da saúde de indivíduos e comunidades.
- Analisar criticamente processos e ações no âmbito da comunicação e da educação, voltadas para os cuidados à saúde.
- Refletir a respeito da responsabilidade social do médico na sensibilização de indivíduos e das diversas instâncias sociais para a promoção da saúde da população.
2. UNIDADE CURRICULAR: 5163 - NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM
Professor responsável: Profa. Dra. Elke Stedefeldt
Objetivos Gerais
- Ao concluir a disciplina Nutrição aplicada a Enfermagem o aluno será capaz de:
- Conhecer os princípios básicos sobre alimentação e nutrição;
- Compreender o papel do enfermeiro no processo de cuidado nutricional do paciente;
- Reconhecer os cuidados de nutrição como instrumento fundamental na promoção, manutenção e recuperação da saúde no nível individual e populacional adulta;
- Conhecer os princípios básicos da avaliação nutricional do adulto;
- Conhecer o preparo das dietas hospitalares;
- Compreender as dietas orais hospitalares;
- Conhecer os princípios básicos do cuidado nutricional na: obesidade e desnutrição, hipertensão arterial, diabetes melito, nos distúrbios gastrointestinais e insuficiência renal;
- Conhecer os princípios básicos da nutrição enteral e a assistência de enfermagem correlata;
- Reconhecer as situações de cuidado que exigem intervenções nutricionais específicas e agir de forma interdisciplinar;
- Desenvolver linguagem técnica na área da nutrição necessária à prática cotidiana do enfermeiro;
- Adotar atitudes de compreensão e respeito nas relações interpessoais;
- Despertar a capacidade de liderança, tomada de decisões, ética profissional, pensamento reflexivo, comunicação, inserção em grupos de trabalho e criatividade técnica;
- Investigar e/ou aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano nas suas características pessoais e sociais sem perder de vista a importância de uma atuação interprofissional.
Ementa
- Subsídios teóricos e práticos ao discente de graduação da enfermagem sobre alimentação e nutrição. Atuação do enfermeiro na equipe multiprofissonal de saúde, reconhecendo o cuidado nutricional em sua dimensão preventiva e/ou terapêutica na população adulta.
Conteúdo Programático
- Perfil de nutrição e saúde da população adulta brasileira;
- O papel do Enfermeiro no cuidado nutricional do paciente;
- Alimentação equilibrada por meio do guia alimentar para a população brasileira;
- Fluxo de preparo e modificações das dietas hospitalares;
- Avaliação nutricional do adulto: inquérito de consumo alimentar e antropometria;
- Cuidado nutricional na obesidade e desnutrição;
- Cuidado nutricional na hipertensão arterial e dislipidemia;
- Cuidado nutricional no diabetes melito e na doença renal crônica;
Terapia Nutricional Enteral.
Metodologia de Ensino Utilizada
- Partir-se-á de uma situação problematizadora sobre nutrição e saúde que fará a interação com os diferentes temas de aula ao longo da disciplina. Nas aulas serão utilizadas estratégias metodológicas que possibilitem a expressão dos alunos: preleções dialogadas, dinâmicas de grupo, cartas, relatos de experiências, mapas conceituais, dentre outras. Também serão desenvolvidos estudos de caso sobre os temas abordados em aula.
Recursos Instrucionais Necessários
- Cenário: sala de aula;
- Recursos necessários: computador e projetor multimídia com áudio.
Critérios de Avaliação
- Os critérios de avaliação formativa caracterizam-se por um processo contínuo e um mecanismo de retroalimentação composto por duas avaliações: cognitiva (8,0) e atitudinal (2,0), que compõe a nota final.
- A avaliação cognitiva prevê a avaliação processual sobre o domínio de habilidades e competências para desenvolver: o conhecimento técnico-científico, a visão crítica e ética, a iniciativa para a construção do próprio conhecimento, a capacidade de expressão, a capacidade de escrita e a visão interdisciplinar.
- A avaliação atitudinal prevê a observação e registro de assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interação e cooperação individual, envolvimento e empenho coletivo, postura ética e organização do trabalho em sala de aula.
Bibliografia Básica
- CUPPARI L. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar – UNIFESP/Escola Paulista de Medicina: Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2ª ed. Barueri: Manole, 2005.
- HILS, M. E; OLSON, J. A.; SHIKE, M. Nutrição Moderna na saúde e na doença. 9ª ed. Philadelphia: Lea & Febiger, 2010.
- AITZBERG, D. L. (org.). Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2000
Bibliografia Complementar
Cronograma das Aulas
Aula |
Data/Horário |
Local |
Tema |
1ª |
08/03/16
8h-12h |
Jandira Masur |
Nutrição e saúde: situação problematizadora. Elke Stedefeldt |
2ª |
10/03/16
14h-18h |
Jandira Masur |
Apresentação do plano de ensino, bibliografia, sistema de avaliação e contrato didático. O papel do Enfermeiro no Cuidado Nutricional do Paciente. Elke Stedefeldt |
3ª |
15/03/16
8h-12h |
Jandira Masur |
Política Nacional de Alimentação e Nutrição Princípios da alimentação saudável e as Cinco Chaves para a Inocuidade dos Alimentos.Elke Stedefeldt |
4ª |
22/03/16
8h-12h |
Moacyr Alvaro |
Avaliação nutricional do adulto: inquérito de consumo alimentar e antropometria e Desnutrição.
Cuidado nutricional no Diabetes. Elke Stedefeldt; Patrícia Speridião e Raymunda Viana
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5ª |
24/03/16
8h-12h
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João Marques de Castro |
Fluxo de preparo e modificações das dietas hospitalares. Elke Stedefeldt e Luciene de Oliveira |
6ª |
26/04/16
8h-12h
|
João Marques de Castro |
Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Elke Stedefeldt e Márcia de Freitas |
7ª |
15/06/16
14h-17h |
João Marques de Castro |
Cuidado nutricional nos Distúrbios Gastrintestinais e na Insuficiência Renal Crônica. Elke Stedefeldt e Aline Fátima Andrade de Lima |
8ª |
22/06/16
14h-17h
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João Marques de Castro |
Cuidado nutricional na Obesidade, Dislipidemias, Hipertensão Arterial e Síndrome Metabólica.Elke Stedefeldt e Raymunda Viana |
9ª |
29/06/16
14h-17h
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João Marques de Castro |
Avaliação. Elke Stedefeldt |
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