Aprendizado Baseado em Problemas


 

Exemplo de abordagem "passo a passo", para um estudo de caso/problema
  • Que estruturas e sistemas fisiológicos o problema envolve?
  • Qual é a sua estrutura e função normal?
  • O que pode estar errado com os sistemas envolvidos, causando as queixas, sintomas e achados descritos no caso?
  • Que fatores podem influenciar as queixas (ou a doença) desse paciente, constituindo um fator de risco?
  • Faça os diagnósticos diferenciais por ordem de probabilidade, e justifique essa ordem.
  • Como confirmar o diagnóstico?
  • Qual é o tratamento? (Terapêutica)
  • Como orientar o caso? Volte ao caso e dê a resolução para ele. 
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    Líder:
    • resume os trabalhos com freqüência
  • faz uma estimativa de horário para os trabalhos e cobra do grupo. 
  • Evita discussões paralelas. 
  • Cobra a participação de todos. 
  • Cobra referência à fontes e tempo de estudo de cada um. 
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    1a. sessão:
    • Definição dos problemas, sem discussão ainda. 
  • Discussão (BS); sem brigas. Evitar aprofundamento crítico. 
  • Objetivos de aprendizado (LG): não muito vagos. 
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    2a. sessão:
    • cobrança das fontes/tempo de estudo. 
  • evitar ler direto de livros/artigos durante a discussão. 

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    Departamento de Medicina Preventiva


    Last modification: 17 de fevereiro de 2001
    HTML Editor: Lucia Cristina Iochida
    E-mail: lci@medprev.epm.br