Programa Mestrado
Profissional
CURSOS PARA USO DA PLATAFORMA CEP (MOINHOS)
Acesse:
https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep
https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/educa-ceps
TABELA CAPES QUALIS ENSINO 2017-2020 (clique aqui)
TABELA CAPES QUALIS INTERDISCIPLINAR 2017-2020 (clique aqui)
O Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, (recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em dezembro de 2002) é uma iniciativa pioneira no Brasil nesta área do conhecimento. Os objetivos nucleares do Programa são pesquisar e produzir conhecimentos sobre o Ensino em Ciências da Saúde, bem como propiciar uma qualificação técnica, criativa e potencialmente transformadora de professores e técnicos de nível superior para o ensino nessa área. O Programa contempla a modalidade Mestrado Profissional.
OBJETIVO
Volta-se para a formação de
um Mestre que:
- planeje, implemente e avalie
ações educativas inovadoras no seu espaço
profissional;
- produza conhecimento sobre
o Ensino em Ciências da Saúde a partir da problematização
de suas práticas e;
- esteja apto para a avaliação
contínua, critica e transformadora de suas práticas
cotidianas no Ensino em Ciências da Saúde.
PERFIL DO CANDIDATO
O candidato do Mestrado Profissional do Programa deverá desenvolver, em seu percurso formativo, competências, saberes e experiências investigativas que lhe possibilitem relacionar teoria e prática. O candidato deverá identificar e problematizar temáticas/problemas/questões surgidas de sua prática profissional com vistas à transformação do ensino em ciências da saúde, seja no âmbito do ensino, da educação permanente e/ou da educação na saúde.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Ensino em Ciências da Saúde.
LINHAS DE PESQUISA
1. AVALIAÇÃO,
CURRÍCULO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO
EM SAÚDE
Avaliação do processo ensino-aprendizagem em seus diversos níveis (individual, de grupos, de programas e de instituições). Desenhos e estratégias de planejamento e desenvolvimento de currículos em saúde. Inovações curriculares em saúde, processos de interdisciplinaridade e interprofissionalismo. Processos de formação em saúde e desenvolvimento docente.
Corpo Docente Permanente:
- Profa. Dra. Beatriz Jansen Ferreira
- Profa. Dra. Carla Cilene Baptista Da Silva
- Profa. Dra. Irani Ferreira da Silva Gerab
- Prof. Dr. Leonardo Carnut
- Profa. Dra. Lúcia Da Rocha Uchôa Figueiredo
- Prof. Dr. Nildo Alves Batista
- Profa. Dra. Patrícia Rios Poletto
- Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
- Profa. Dra. Rosana Ap. Salvador Rossit
- Profa. Dra. Rosangela Soares Chriguer
- Profa. Dra. Sylvia Helena Souza Da Silva Batista
- Profa. Dra. Viviane Candido
Corpo Docente Colaborador:
- Profa. Dra. Ana Maria de Souza Pinto
- Profa. Dra. Lúcia Dias da Silva Guerra
- Profa. Dra. Patrícia Lima Dubeux Abensur
2. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Planejamento, desenvolvimento e avaliação
da educação de profissionais inseridos em diferentes
contextos, tomando como eixo nuclear a educação
permanente na perspectiva da consolidação das
políticas sociais, com ênfase no SUS.
Corpo Docente Permanente:
- Profa. Dra. Adriana Rodrigues Domingues
- Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Henz
- Profa. Dra. Ana Rojas Acosta
- Profa. Dra. Beatriz Jansen Ferreira
- Profa. Dra. Flavia Liberman Caldas
- Profa. Dra. Karina Franco Zihlmann
- Profa. Dra. Laura Camara Lima
- Prof. Dr. Leonardo Carnut
- Profa. Dra. Lúcia Da Rocha Uchôa Figueiredo
- Profa. Dra. Luciane Maria Pezzato
- Profa. Dra. Maria Fernanda Petroli Frutuoso
- Profa. Dra. Maria De Fátima Ferreira Queiróz
- Profa. Dra. Patricia da Graça Leite Speridião
- Profa. Dra. Patricia Martins Goulart
- Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
- Profa. Dra. Rosana Ap. Salvador Rossit
- Profa. Dra. Rosangela Soares Chriguer
- Prof. Dr. Sidnei José Casetto
- Profa. Dra. Stella Maris Nicolau
Corpo Docente Colaborador:
- Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
- Profa. Dra. Ana Maria de Souza Pinto
3. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE
Planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos educacionais voltados para a promoção da saúde, bem como para a prevenção, proteção e cuidados no plano individual e coletivo, na perspectiva da educação emancipatória.
Corpo Docente Permanente::
- Profa. Dra. Ana Rojas Acosta
- Profa. Dra. Andrea Jurdi
- Profa. Dra. Carla Cilene Baptista Da Silva
- Profa. Dra. Edvane Birelo Lopes de Domenico
- Prof. Dr. Fernando Sfair Kinker
- Profa. Dra. Jaquelina Maria Imbrizi
- Profa. Dra. Karina Franco Zihlmann
- Profa. Dra. Luciana Togni de Lima e Silva
Surjus
- Profa. Dra. Luciane Maria Pezzato
- Profa. Dra. Maria Cristina Mazzaia
- Profa. Dra. Maria de Fátima Ferreira Queiróz
- Profa. Dra. Maria Fernanda Petroli Frutuoso
- Profa. Dra. Patrícia Martins Goulart
- Profa. Dra. Patrícia Speridião
- Profa. Dra. Stella Maris Nicolau
Corpo Docente Colaborador:
- Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
- Profa. Dra. Christine Barbosa Betty
- Profa. Dra. Cristiane Gonçalves da Silva
- Profa. Dra. Raquel Baptista Spaziani
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Ensino
em Ciências da Saúde contempla um conjunto de
atividades que constituem subsídios teórico-conceituais
e metodológicos para uma atuação crítica,
reflexiva e criativa dos futuros mestres nos seus ambientes
de prática profissional. Tal estrutura curricular fundamenta
e viabiliza a elaboração de um trabalho de conclusão
de Mestrado que represente uma análise situacional
e um projeto de intervenção com vistas à
transformação das práticas.
A trajetória curricular do Mestrado Profissional em
Ensino em Ciências da Saúde compreende um período
de formação de 2 anos, nos quais o mestrando
integralizará 30 créditos em disciplinas e 30
no trabalho de conclusão.
MATRIZ CURRICULAR
Grande área: Multidisciplinar.
Área: Ensino.
Total de créditos para o Mestrado Profissional do PPGECS: 30 créditos.
DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
O mestrado é inteiramente gratuito, mediante aprovação em processo
seletivo anual.
As aulas são ministradas as quintas e sextas-feiras, em período
integral, quinzenalmente, na Unidade de matrícula do aluno (Unidade
CEDESS, ou Baixada Santista).
ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS E COMUNS
A TODOS OS ALUNOS
GEPPRA I, II e III: 45h = 3 créditos (sendo 1 crédito para cada GEPRA) (ementa clique aqui)
Seminários I, II e III: 45h = 3 créditos
(sendo 1 crédito para cada seminário) (ementa clique aqui)
DISCIPLINAS ELETIVAS
O aluno deve cursar pelo menos 2 (duas) disciplinas eletivas, sendo 1 (uma) do Programa, total 15h = 1 créditos, para cada disciplina.
As disciplinas oferecidas pelo Programa serão divulgadas no decorrer do curso no cronograma.
ATIVIDADE CURRICULAR/DISCIPLINA OBRIGATÓRIA
POR LINHA
O aluno em comum acordo com o seu orientador deverá escolher uma das disciplinas abaixo para cursar (obrigatório):
- Formação Processo Ensino Aprendizagem em Saúde: 45h = 3 créditos (ementa clique aqui)
- Educação Permanente em Saúde: 45h = 3 créditos (ementa clique aqui)
- Educação em Saúde: 45h = 3 créditos (ementa clique aqui)
ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (total
150h = 10 créditos), sendo:
1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES
* Todas as atividades deverão ser efetuadas mediante
prévio aceite do orientador, e serão discutidas
e validadas na CEPG. Serão aceitos documentos comprovatórios somente dentro do período de vinculo do aluno com o Mestrado.
- Participação em eventos científicos:
15h = 1 crédito
- Participação em eventos científicos
com apresentação de trabalho: 30h = 2 créditos
- Participação em grupos de pesquisa: para cada
grupo de pesquisa = 15h = 1 crédito
- Atividades que o orientador julgar relevante para a realização
da pesquisa: 15h = 1 crédito
* Assistirem a no mínimo 3 Defesas Públicas de Dissertação do Programa Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS (as defesas são um momento de experiência para o aluno portanto não computam créditos).
Clique aqui para preencher o formulário de emissão de créditos e entregar na secretaria do mestrado.
PROFICIÊNCIA
EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
O mestrando, no decorrer do Curso, deverá ser aprovado no exame de
proficiência em inglês ou espanhol, conforme diretrizes do Regimento
do Programa.
Clique aqui para informações sobre o Exame
de Proficiência de Lingua Inglesa
REQUISITOS PARA CONCLUSÃO DO
CURSO
- Estar regularmente matriculado
no Programa de Pós-graduação em Ensino
em Ciências da Saúde, no mínimo, por
período de dois semestres consecutivos;
- Obter no mínimo, 30 créditos em
disciplinas e trabalho
de conclusão;
- Ser aprovado no exame de proficiência em inglês,
conforme diretrizes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação
e Pesquisa da UNIFESP/EPM;
- Ser aprovado na Qualificação mediante Parecer da Banca Examinadora;
- Apresentar o parecer de aprovação
do Projeto do Trabalho de Conclusão pelo Comitê
de Ética em Pesquisa da UNIFESP/EPM;
- Ter o Plano do Trabalho de Conclusão de Curso
aprovado pela CEPG;
- Elaborar Trabalho de Conclusão de Curso e
tê-lo aprovado por Banca Examinadora, designada pela
CEPG e homologada pela CPG da UNIFESP/EPM.
ALUNO ESPECIAL
- De acordo com o artigo 27º do Regulamento do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, o aluno especial é o discente não regularmente matriculado no Programa, que poderá estar matriculado em outros Programas de Pós-Graduação da UNIFESP ou de outras Instituições de ensino;
- Caso o aluno tenha matrícula em outro Programa da UNIFESP ou em Programa de outra Instituição ele terá direito somente se houver disponibilidade de vaga e tiver a concordância do docente responsável pela disciplina;
- É somente permitida a matrícula do aluno especial em disciplinas obrigatórias de linha e/ou eletivas, mediante aprovação da CEPG e do docente responsável pela disciplina;
- O aluno especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina, que será expedido pela CEPG;
- O aluno especial poderá cursar no máximo 3 (três) disciplinas obrigatórias de Linha de Pesquisa e/ou disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa;
- O aluno especial deverá prestar o processo seletivo do Programa, como qualquer outro candidato.
Os interessados devem preencher o Requerimento (clique aqui) e enviar por e-mail para secretaria do Mestrado.
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