PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE – MESTRADO PROFISSIONAL

Programa Mestrado Profissional

CURSOS PARA USO DA PLATAFORMA CEP (MOINHOS)

Acesse:

https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep

https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/educa-ceps

TABELA CAPES QUALIS  ENSINO 2017-2020 (clique aqui)

TABELA CAPES QUALIS  INTERDISCIPLINAR 2017-2020 (clique aqui)

O Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, (recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES em dezembro de 2002) é uma iniciativa pioneira no Brasil nesta área do conhecimento. Os objetivos nucleares do Programa são pesquisar e produzir conhecimentos sobre o Ensino em Ciências da Saúde, bem como propiciar uma qualificação técnica, criativa e potencialmente transformadora de professores e técnicos de nível superior para o ensino nessa área. O Programa contempla a modalidade Mestrado Profissional.

OBJETIVO

Volta-se para a formação de um Mestre que:

  • planeje, implemente e avalie ações educativas inovadoras no seu espaço profissional;

  • produza conhecimento sobre o Ensino em Ciências da Saúde a partir da problematização de suas práticas e;

  • esteja apto para a avaliação contínua, critica e transformadora de suas práticas cotidianas no Ensino em Ciências da Saúde.

PERFIL DO CANDIDATO

O candidato do Mestrado Profissional do Programa deverá desenvolver, em seu percurso formativo, competências, saberes e experiências investigativas que lhe possibilitem relacionar teoria e prática. O candidato deverá identificar e problematizar temáticas/problemas/questões surgidas de sua prática profissional com vistas à transformação do ensino em ciências da saúde, seja no âmbito do ensino, da educação permanente e/ou da educação na saúde.


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Ensino em Ciências da Saúde.


LINHAS DE PESQUISA

1. AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO EM SAÚDE

Avaliação do processo ensino-aprendizagem em seus diversos níveis (individual, de grupos, de programas e de instituições). Desenhos e estratégias de planejamento e desenvolvimento de currículos em saúde. Inovações curriculares em saúde, processos de interdisciplinaridade e interprofissionalismo. Processos de formação em saúde e desenvolvimento docente.

Corpo Docente Permanente:

  • Profa. Dra. Beatriz Jansen Ferreira
  • Profa. Dra. Carla Cilene Baptista Da Silva
  • Profa. Dra. Irani Ferreira da Silva Gerab
  • Prof. Dr. Leonardo Carnut
  • Profa. Dra. Lúcia Da Rocha Uchôa Figueiredo
  • Prof. Dr. Nildo Alves Batista
  • Profa. Dra. Patrícia Rios Poletto
  • Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
  • Profa. Dra. Rosana Ap. Salvador Rossit
  • Profa. Dra. Rosangela Soares Chriguer
  • Profa. Dra. Sylvia Helena Souza Da Silva Batista
  • Profa. Dra. Viviane Candido

Corpo Docente Colaborador:

  • Profa. Dra. Ana Maria de Souza Pinto
  • Profa. Dra. Lúcia Dias da Silva Guerra
  • Profa. Dra. Patrícia Lima Dubeux Abensur


2. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Planejamento, desenvolvimento e avaliação da educação de profissionais inseridos em diferentes contextos, tomando como eixo nuclear a educação permanente na perspectiva da consolidação das políticas sociais, com ênfase no SUS.

Corpo Docente Permanente:

  • Profa. Dra. Adriana Rodrigues Domingues
  • Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Henz
  • Profa. Dra. Ana Rojas Acosta
  • Profa. Dra. Beatriz Jansen Ferreira
  • Profa. Dra. Flavia Liberman Caldas
  • Profa. Dra. Karina Franco Zihlmann
  • Profa. Dra. Laura Camara Lima
  • Prof. Dr. Leonardo Carnut
  • Profa. Dra. Lúcia Da Rocha Uchôa Figueiredo
  • Profa. Dra. Luciane Maria Pezzato
  • Profa. Dra. Maria Fernanda Petroli Frutuoso
  • Profa. Dra. Maria De Fátima Ferreira Queiróz
  • Profa. Dra. Patricia da Graça Leite Speridião
  • Profa. Dra. Patricia Martins Goulart
  • Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
  • Profa. Dra. Rosana Ap. Salvador Rossit
  • Profa. Dra. Rosangela Soares Chriguer
  • Prof. Dr. Sidnei José Casetto
  • Profa. Dra. Stella Maris Nicolau

Corpo Docente Colaborador:

  • Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
  • Profa. Dra. Ana Maria de Souza Pinto

3. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE

Planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos educacionais voltados para a promoção da saúde, bem como para a prevenção, proteção e cuidados no plano individual e coletivo, na perspectiva da educação emancipatória.

Corpo Docente Permanente::

  • Profa. Dra. Ana Rojas Acosta
  • Profa. Dra. Andrea Jurdi
  • Profa. Dra. Carla Cilene Baptista Da Silva
  • Profa. Dra. Edvane Birelo Lopes de Domenico
  • Prof. Dr. Fernando Sfair Kinker
  • Profa. Dra. Jaquelina Maria Imbrizi
  • Profa. Dra. Karina Franco Zihlmann
  • Profa. Dra. Luciana Togni de Lima e Silva Surjus
  • Profa. Dra. Luciane Maria Pezzato
  • Profa. Dra. Maria Cristina Mazzaia
  • Profa. Dra. Maria de Fátima Ferreira Queiróz
  • Profa. Dra. Maria Fernanda Petroli Frutuoso
  • Profa. Dra. Patrícia Martins Goulart
  • Profa. Dra. Patrícia Speridião
  • Profa. Dra. Stella Maris Nicolau

Corpo Docente Colaborador:

  • Profa. Dra. Alice Dianezi Gambardella
  • Profa. Dra. Christine Barbosa Betty
  • Profa. Dra. Cristiane Gonçalves da Silva
  • Profa. Dra. Raquel Baptista Spaziani


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR


A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde contempla um conjunto de atividades que constituem subsídios teórico-conceituais e metodológicos para uma atuação crítica, reflexiva e criativa dos futuros mestres nos seus ambientes de prática profissional. Tal estrutura curricular fundamenta e viabiliza a elaboração de um trabalho de conclusão de Mestrado que represente uma análise situacional e um projeto de intervenção com vistas à transformação das práticas.

A trajetória curricular do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde compreende um período de formação de 2 anos, nos quais o mestrando integralizará 30 créditos em disciplinas e 30 no trabalho de conclusão.


MATRIZ CURRICULAR


Grande área: Multidisciplinar.

Área: Ensino.

Total de créditos para o Mestrado Profissional do PPGECS: 30 créditos.


DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

O mestrado é inteiramente gratuito, mediante aprovação em processo seletivo anual.
As aulas são ministradas as quintas e sextas-feiras, em período integral, quinzenalmente, na Unidade de matrícula do aluno (Unidade CEDESS, ou Baixada Santista).


ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS E COMUNS A TODOS OS ALUNOS

GEPPRA I, II e III: 45h = 3 créditos (sendo 1 crédito para cada GEPRA) (ementa clique aqui)

Seminários I, II e III: 45h = 3 créditos (sendo 1 crédito para cada seminário) (ementa clique aqui)


DISCIPLINAS ELETIVAS


O aluno deve cursar pelo menos 2 (duas) disciplinas eletivas, sendo 1 (uma) do Programa, total 15h = 1 créditos, para cada disciplina.
As disciplinas oferecidas pelo Programa serão divulgadas no decorrer do curso no cronograma.


ATIVIDADE CURRICULAR/DISCIPLINA OBRIGATÓRIA POR LINHA

O aluno em comum acordo com o seu orientador deverá escolher uma das disciplinas abaixo para cursar (obrigatório):


ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (total 150h = 10 créditos), sendo:

1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

* Todas as atividades deverão ser efetuadas mediante prévio aceite do orientador, e serão discutidas e validadas na CEPG. Serão aceitos documentos comprovatórios somente dentro do período de vinculo do aluno com o Mestrado.

  • Participação em eventos científicos: 15h = 1 crédito

  • Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho: 30h = 2 créditos

  • Participação em grupos de pesquisa: para cada grupo de pesquisa = 15h = 1 crédito

  • Atividades que o orientador julgar relevante para a realização da pesquisa: 15h = 1 crédito

* Assistirem a no mínimo 3 Defesas Públicas de Dissertação do Programa Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS  (as defesas são um momento de  experiência para o aluno portanto não computam créditos).

Clique aqui para preencher o formulário de emissão de créditos e entregar na secretaria do mestrado.


PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA


O mestrando, no decorrer do Curso, deverá ser aprovado no exame de proficiência em inglês ou espanhol, conforme diretrizes do Regimento do Programa.

Clique aqui para informações sobre o Exame de Proficiência de Lingua Inglesa


REQUISITOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

  • Estar regularmente matriculado no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências da Saúde, no mínimo, por período de dois semestres consecutivos;

  • Obter no mínimo, 30 créditos em disciplinas e trabalho de conclusão;

  • Ser aprovado no exame de proficiência em inglês, conforme diretrizes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP/EPM;

  • Ser aprovado na Qualificação mediante Parecer da Banca Examinadora;

  • Apresentar o parecer de aprovação do Projeto do Trabalho de Conclusão pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP/EPM;

  • Ter o Plano do Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela CEPG;

  • Elaborar Trabalho de Conclusão de Curso e tê-lo aprovado por Banca Examinadora, designada pela CEPG e homologada pela CPG da UNIFESP/EPM.


ALUNO ESPECIAL

  • De acordo com o artigo 27º do Regulamento do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, o aluno especial é o discente não regularmente matriculado no Programa, que poderá estar matriculado em outros Programas de Pós-Graduação da UNIFESP ou de outras Instituições de ensino;

  • Caso o aluno tenha matrícula em outro Programa da UNIFESP ou em Programa de outra Instituição ele terá direito somente se houver disponibilidade de vaga e tiver a concordância do docente responsável pela disciplina;

  • É somente permitida a matrícula do aluno especial em disciplinas obrigatórias de linha e/ou eletivas, mediante aprovação da CEPG e do docente responsável pela disciplina;

  • O aluno especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina, que será expedido pela CEPG;

  • O aluno especial poderá cursar no máximo 3 (três) disciplinas obrigatórias de Linha de Pesquisa e/ou disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa;

  • O aluno especial deverá prestar o processo seletivo do Programa, como qualquer outro candidato.

Os interessados devem preencher o Requerimento (clique aqui) e enviar por e-mail para secretaria do Mestrado.

 
 
  História
  Regulamento
Programa
  Roteiro para Anteprojeto
  Linha do Tempo
  Proficiência em Língua Estrangeira
  Qualificação
  Coordenação/Comissões
  Corpo Docente
  Produção Intelectual
  Orientações para Pré e Pós Defesa de Dissertação
  Formulários
  Processo Seletivo
  Perguntas Frequentes
  Cronograma de Aulas
  Calendário de Defesas
  CEPG
  Credenciamento / Recredenciamento
  Autoavaliação PPGECS
  NEF
  Matriz de Soluções
  Ensino na Saúde e a COVID-19