CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Programa

Os desafios que se colocam diante da universidade brasileira a obrigam a refletir e produzir conhecimentos sobre sua própria prática tomando como objeto seu projeto educacional, incluindo organizações e estruturas acadêmicas, processos pedagógicos e novas tecnologias no ensino superior em saúde. A demanda à uma reflexão permanente sobre a prática docente e o processo ensino-aprendizagem no ensino superior em saúde foi o ponto de partida para a implantação do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde – CEDESS na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM em 1996.

Neste contexto, o CEDESS tem a intenção básica de ampliar caminhos à formação e ao aperfeiçoamento de profissionais para o ensino superior em saúde e à produção de material educativo, com o objetivo maior de melhoria do ensino da graduação. Portanto, realiza atividades de ensino e pesquisa no campo da Educação em Saúde, dentro de uma perspectiva reflexiva e interdisciplinar a partir da realidade universitária e do contexto do Sistema de Saúde.

O aprofundamento da reflexão sobre a formação e desenvolvimento de recursos humanos nos campos interdisciplinares Educação e Saúde implicou num movimento do CEDESS, da formação didático pedagógica nos cursos de pós-graduação, a projetos de Educação Continuada com os objetivos de promover maior atualização e aprimoramento profissional e buscar novas metodologias que ofereçam aos alunos condições de ensino-aprendizagem muito mais póximas ou mesmo eqüanimas àquelas da nossa realidade social atual.

Em função desses objetivos do CEDESS, um dos desafios e compromissos realiza-se através do Curso de Especialização Educação em Saúde, objetivando a compreensão sobre os fenômenos sociais e ações que envolvam transformações no exercício profissional.

Trata-se de um curso no qual é preciso trabalhar atitudes profissionais, vivências, resolução de problemas práticos e situados no tempo-espaço de ambientes concretos nas seguintes áreas de atuação: Educação Permanente, Práticas Educativas junto à Comunidade, Ensino Superior e Tecnologias Educacionais em Saúde.

Metodologia:

O Curso é desenvolvido quinzenalmente, envolvendo uma perspectiva problematizadora no estudo e discussão dos módulos de conteúdo, bem como tendo na investigação um dos eixos fundamentais para a formação do especialista em Educação em Saúde.

O enfoque problematizador assumido possibilita a utilização de diversas metodologias de ensino (problematização, discussão de caso, preleção dialogada, trabalho em grupo) centradas na participação e na elaboração própria dos alunos.

Interdisciplinaridade:

A área de concentração da especialização em foco - Educação em Saúde - já se inscreve no campo da interdisciplinaridade, sendo este um outro eixo de organização das atividades de Ensino e Pesquisa no Curso.

Atividades Complementares:

Durante o Curso inscreve-se uma preocupação de valorizar as atividades profissionais dos alunos no sentido de tomá-las como núcleo dos estudos propostos. Os alunos desenvolvem atividades de busca, observação e problematização em diferentes espaços vinculados ao Binômio Saúde Educação

Tecnologia:

Este curso presencial conta com uma complementação a distância, na plataforma Moodle / UNIFESP. Portanto, a tecnologia empregada centra-se nos recursos audio-visuais e na comunicação eletrônica, buscando-se construir uma cultura acadêmica marcada pela utilização crítica, criteriosa e competente de tecnologias de informação e comunicação no binômio Saúde Educação.






 

 
   
  História
Programa
  Coordenação
  Corpo Docente
  Inscrições/Requisitos
Processo Seletivo