Programa
Os desafios que se colocam diante da universidade brasileira
a obrigam a refletir e produzir conhecimentos sobre sua própria
prática tomando como objeto seu projeto educacional,
incluindo organizações e estruturas acadêmicas,
processos pedagógicos e novas tecnologias no ensino
superior em saúde. A demanda à uma reflexão
permanente sobre a prática docente e o processo ensino-aprendizagem
no ensino superior em saúde foi o ponto de partida
para a implantação do Centro de Desenvolvimento
do Ensino Superior em Saúde – CEDESS na Universidade
Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM em 1996.
Neste contexto, o CEDESS tem a intenção
básica de ampliar caminhos à formação
e ao aperfeiçoamento de profissionais para o ensino
superior em saúde e à produção
de material educativo, com o objetivo maior de melhoria do
ensino da graduação. Portanto, realiza atividades
de ensino e pesquisa no campo da Educação em
Saúde, dentro de uma perspectiva reflexiva e interdisciplinar
a partir da realidade universitária e do contexto do
Sistema de Saúde.
O aprofundamento da reflexão sobre
a formação e desenvolvimento de recursos humanos
nos campos interdisciplinares Educação e Saúde
implicou num movimento do CEDESS, da formação
didático pedagógica nos cursos de pós-graduação,
a projetos de Educação Continuada com os objetivos
de promover maior atualização e aprimoramento
profissional e buscar novas metodologias que ofereçam
aos alunos condições de ensino-aprendizagem
muito mais póximas ou mesmo eqüanimas àquelas
da nossa realidade social atual.
Em função desses objetivos
do CEDESS, um dos desafios e compromissos realiza-se através
do Curso de Especialização Educação
em Saúde, objetivando a compreensão sobre os
fenômenos sociais e ações que envolvam
transformações no exercício profissional.
Trata-se de um curso no qual é preciso
trabalhar atitudes profissionais, vivências, resolução
de problemas práticos e situados no tempo-espaço
de ambientes concretos nas seguintes áreas de atuação:
Educação Permanente, Práticas Educativas
junto à Comunidade, Ensino Superior e Tecnologias Educacionais
em Saúde.
Metodologia:
O Curso é desenvolvido quinzenalmente,
envolvendo uma perspectiva problematizadora no estudo e discussão
dos módulos de conteúdo, bem como tendo na investigação
um dos eixos fundamentais para a formação do
especialista em Educação em Saúde.
O enfoque problematizador assumido possibilita
a utilização de diversas metodologias de ensino
(problematização, discussão de caso,
preleção dialogada, trabalho em grupo) centradas
na participação e na elaboração
própria dos alunos.
Interdisciplinaridade:
A área de concentração
da especialização em foco - Educação
em Saúde - já se inscreve no campo da interdisciplinaridade,
sendo este um outro eixo de organização das
atividades de Ensino e Pesquisa no Curso.
Atividades Complementares:
Durante o Curso inscreve-se uma preocupação
de valorizar as atividades profissionais dos alunos no sentido
de tomá-las como núcleo dos estudos propostos.
Os alunos desenvolvem atividades de busca, observação
e problematização em diferentes espaços
vinculados ao Binômio Saúde Educação
Tecnologia:
Este curso presencial conta com uma complementação
a distância, na plataforma Moodle / UNIFESP. Portanto,
a tecnologia empregada centra-se nos recursos audio-visuais
e na comunicação eletrônica, buscando-se
construir uma cultura acadêmica marcada pela utilização
crítica, criteriosa e competente de tecnologias de
informação e comunicação no binômio
Saúde Educação.
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